Rating: 4.8
Rated count: 4496
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
R. São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo – SP, 01508-900, Brasil
(11) 3209-5465
https://www.bunkyo.org.br/br/museu-historico/
Veja no Google Maps
#Museu #Histórico #Imigração #Japonesa #Brasil
Meu lugar preferido da Liberdade. Constitui de 3 andares (7°, 8° e 9° do prédio) contando um pouco da história de como e porque os japoneses foram para o Brasil após a Restauração Meiji e a influencia que tiveram aqui no país trocando costumes e trazendo sua rica cultura pra cá.Tem muito texto, imagens da época, relatos dos imigrantes nos navios, itens históricos, itens modernos de tokusatsus das décadas de 60 – 80. É um ponto obrigatório para qualquer fã da cultura japonesa. Detalhe para as quartas feiras que o museu é de graça (outros dias custa 16 reais) e para o café Nanaya que abriu no 9° andar que é excelente (ainda mais pela vista). Recomendo fortemente.
Fora do fluxo intenso de turistas e escondido no sétimo andar do prédio, esse museu é um achado interessante. Fui em um domingo e estava tranquilo.
O acervo é bem completo, com roupas tradicionais, documentos e até animais empalhados. O ingresso custa R$ 16,00 e vale a visita.
Tem uma cafeteria bem fofa no último andar, super tranquila e com uma vista legal para o bairro.
Exposição muito boa, possui três andares com vários objetos que pertenceram aos imigrantes japoneses, textos contendo um pouco da história, animais empalhados, uma réplica de como era uma casa construída pelos japoneses nesta época e aparelhos utilizados nas plantações. Tem também um andar dedicado à história mais atual e uma lojinha.
É cheio aos finais de semana, porém o tempo de espera na bilheteria não foi muito grande e valeu a pena.
Na quarta-feira a entrada é gratuita, nos outros dias a entrada é 16 reais e 8 reais a meia. O museu tem 3 andares que contam toda a história da imigração japonesa desde antes do Kasato Maru até os dias atuais, com exposições mais modernas sobre a cultura pop japonesa. Tem ambientes imersivos, vídeos, fotos e diversos itens históricos pessoais, no geral é bem interessante para quem conhece e quem não conhece sobre a imigração japonesa no Brasil. Acho que o último andar não é acessível por elevador, que só vai até o penúltimo andar, então tem que ir de escada.
Comprei ingresso na porta, 15 reais aproximadamente, sem fila em uma quinta feira a tarde. Museu me surpreendeu, bem organizado, 3 andares de mostras, contra a história de imigração japonesa para o Brasil. Agradável, climatizado, moderno, organizado de forma cronológica. Meus sinceros cumprimentos a comunidade japonesa pelo esforço e contribuição no desenvolvimento do país. Getúlio Vargas ainda tentou atrapalhar a educação niponica, dias difíceis.