Rating: 4.5
Rated count: 2281

Museu da Cidade de São Paulo / Solar da Marquesa de Santos
R. Roberto Simonsen, 136 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01017-020, Brasil

http://www.museudacidade.prefeitura.sp.gov.br/

Veja no Google Maps
#Museu #Cidade #São #Paulo #Solar #Marquesa #Santos

5 thoughts on “Museu da Cidade de São Paulo / Solar da Marquesa de Santos”
  1. Acho que posso dizer que esse lugar é um tesouro escondido na região do centro de São Paulo. A entrada é gratuita, possui guarda-volumes, mais eu consegui entrar com a minha bolsa média ( estilo “sacola” ) sem precisar guardar. Tem totens de álcool em gel, banheiros Fem/Masc com sabonete líquido e papel nas três casas, totalmente limpo, acessibilidade com elevador, cadeira de rodas, um painel em braile. Tem bebedouro, rampa de acesso, você pode sentar em um banco que fica na externa. Talvez você se assuste com o barulho do piso ao caminhar pelas salas, não tem ar condicionado, então algumas janelas estão fechadas. Como foi a minha primeira vez lá, o segurança Hugo que estava de plantão, foi meu “guia” durante a visita. Bem prestativo, tirou minhas dúvidas e contou um pouco sobre a história do Solar e arredores. Não pode entrar comendo ou bebendo algo, tire fotos sem flash, proibido fumar no local. Recomendo a visita!

  2. O prédio é lindo, mas o interior é pobre. Parece que só resolveram dar alguma utilidade pra um prédio importante pra história do Brasil e de São Paulo e preencheram com exposições não muito úteis. Por um lado tem histórias relevantes sendo contadas, como relatos da história da periferia de São Paulo. Por outro, toda a história pregressa do prédio está escondida, apenas nas paredes. Parece que as peças não se encaixam, não há uma narrativa contínua e a ideologia das exposições faz parecer que é só um centro cultural com poucos itens relacionados à cultura e quase nada realmente relacionado à história, faltam artefatos, faltam reproduções, falta interatividade. O Museu Catavento poderia ser um bom exemplo para o uso de um espaço com o solar. Ou, talvez até faria mais sentido que tudo fosse refeito indo em direção ao Museu do Ipiranga, nos fazendo entrar na história. Tenho certeza que uma reprodução de um ambiente imperial, mesmo que não 100% verossímil, lotaria o prédio de visitantes e traria sentido ao prédio que mais parece um museu institucional.

  3. Jardim é maravilhoso. Lugar memória sobre os imigrantes. Tem atividades, exposicoes, eventos(ver a programação nas redes sociais, biblioteca para crianças. Gosto de ir quando tem festa dos imigrantes. A gastronomia é incrível, os shows.

Deixe um comentário