Animal causou comoção por ficar em cima de um telhado após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Para ser retirado do local, ele foi sedado e colocado em um bote. Médico veterinário de Sorocaba (SP) participou de resgate do cavalo Caramelo no Rio Grande do Sul
Corpo de Bombeiros/Divulgação
O Corpo de Bombeiros de São Paulo recebeu um prêmio pelo resgate do cavalo Caramelo, que ficou ilhado num telhado em canoas, no Rio Grande do Sul.
De acordo com a corporação, os agentes que participaram do resgate foram homenageados por uma ONG reconhecida internacionalmente pela proteção aos animais.
Leia também
Cavalo Caramelo superou desidratação, mas ainda precisa recuperar 50 kg, dizem veterinários
O animal ganhou o apelido de Caramelo e causou comoção nas redes sociais ao ficar imóvel por pelo menos 24 horas em cima de um telhado, no meio da enchente (veja vídeo abaixo).
O resgate só deu certo por causa de cada um dos profissionais envolvidos: nove bombeiros de São Paulo, cinco veterinários de Sorocaba e um da região de Canoas, além de voluntários.
Cavalo é resgatado do telhado em Canoas, no RS
Como animal foi retirado
Bombeiros usam um bote inflável para transportar cavalo resgatado de cima de um telhado em Canoas
Wesley Santos/AP
O veterinário da Polícia Militar Augusto Moscardini explicou, em entrevista a Globonews, que os veterinários que participaram da operação em Canoas tiveram que avaliar:
o estado físico e o temperamento do animal;
o tempo em que ele se encontrava preso;
e o peso do cavalo.
De acordo com o veterinário, Caramelo tem entre 450 e 500 quilos.
“Certamente uma operação bastante complexa”, afirmou Moscardini. “Mesmo que seja um animal manso, na hora de aplicar a anestesia e chegar mais pessoas ele poderia ter tido algum tipo de reação brusca que colocasse a integridade das pessoas que estão ali. Mesmo na hora de sedar esse animal tem uma movimentação pequena, e a gente observou que o espaço que estava lá era restrito.”
LEIA TAMBÉM
TRAGÉDIA NO RS: Catarinense que desapareceu em enxurrada após viajar ao RS para casamento é achado morto
TOCANTINS: Juiz fica indignado e encerra depoimento após ré abrir cerveja durante audiência
Cavalo Caramelo comendo após ter sido resgatado.
Reprodução/Eduardo Paganella

Fonte.

Deixe um comentário